Neste ano, o Colgio Master Jnior, entre tantos empenhos, tem focado em suas atividades a preocupao com os novos desafios do nosso tempo. E um deles como lidar com as finanas. A ideia contribuir para a criao de uma nova gerao de pessoas independentes financeiramente, que aprenderam desde cedo a utilizar o dinheiro de maneira saudvel e consciente para a realizao de seus sonhos. a partir deste objetivo principal que est fundamentado o projeto de Educao Financeira. Concebido para permitir que os alunos estabeleam relaes entre a educao financeira e outras reas do conhecimento,os alunos de Jardim foram feira, e os alunos do 4 ano, tiveram uma aula de compra, venda e troca, percebendo valores no s monetrios, mas tambm valores que se confrontam com as necessidades e os excessos. Desenvolve-se, neste sentido, uma srie de elementos conjuntos: Meio Ambiente, Sustentabilidade, Empreendedorismo, Autonomia e Cidadania. No final de 2010, o processo de educao financeira no Brasil foi fortalecido com a criao da Estratgia Nacional de Educao Financeira (Enef) por parte do governo federal. Com o desenvolvimento de aes destinadas ao pblico adulto e s escolas do ensino bsico, a Enef busca estimular um consumo mais responsvel entre a populao e promover a conscientizao dos consumidores em relao aos riscos assumidos nos processos de endividamento, reforando a estabilidade e a confiana no Sistema Financeiro Nacional. Outra iniciativa que fortalecer a disseminao da educao financeira, principalmente em mbito escolar, o Projeto de Lei 171/09, que prope a incluso da educao financeira no currculo dos ensinos fundamental e mdio. Em trmite, desde 2009, o projeto deve entrar em vigor ainda em 2013. A iniciativa est alinhada ainda aos princpios da educao moderna, que visam a formao de alunos-cidados, pensantes, crticos, autnomos e capazes de idealizar e realizar projetos individuais e coletivos. Um dos diferenciais do Programa a ampliao do enfoque estritamente matemtico geralmente dado ao assunto, para uma abordagem comportamental, que trabalha, simultaneamente, capacidades cognitivas, afetivas e sociais. Parabns aos professores do Colgio Master Jnior, que esto investindo nessa ideia. Roberson Calegaro Acompanhe as fotos pelo face. (clique aqui 4 B) (Clique aqui Jd. II) (Clique aqui Jd. Mat.)