Alunos do 8 ano visitam o ?Aterro Sanitrio? de Cuiab. Jogar lixo em qualquer lugar muito ruim, porque com as chuvas, aquele pequeno pedao de papel que foi jogado pela janela de um veculo entra nas tubulaes e redes de esgoto, entupindo bueiros e diminuindo a eficincia de drenagem da gua. Mas e o lixo de casa, aquele que acumulamos durante o dia todo? Para onde ele vai? O lixo que colocamos na porta de casa ou do trabalho, geralmente contm desde restos alimentares, plsticos, papis, pilhas, baterias, enfim, o que no desejamos mais utilizar ou o que no possui outra utilidade. E quando no separamos o lixo, o que acontece? Com a inteno de visualizar o processo pelo qual esse lixo passa, e perceber os impactos causados pelo acmulo deste, os alunos do 8 ano do Colgio Master Jnior foram ao ?lixo?, ?Aterro Sanitrio de Cuiab?. O lixo ou separado pelos moradores dentro de casa, ou selecionado pelos catadores de lixo, pessoas que buscam no lixo sua sobrevivncia e sustento atravs da venda de alumnio, papel ou algum outro objeto reciclvel ou reutilizvel, ou melhor, que possa ser vendido. Caso isso no ocorra, o material levado a um aterro sanitrio, dependendo da cidade, porque em muitas ainda no existe aterro e sim um local onde so depositados tais resduos, locais estes conhecidos como lixes, como no caso de Cuiab. Caso o lixo no sofra coleta seletiva, ainda mais provvel a presena de materiais contaminantes em seu meio, o que agride o meio ambiente e consequentemente todas as pessoas e outros seres, direta ou indiretamente, agora ou futuramente. Os lixes so reas onde so colocados os resduos slidos sem que haja preparao inicial do solo, o lixo fica exposto e no h tratamento do chorume, lquido proveniente da decomposio do lixo unido gua das chuvas. O ideal que tivssemos em Cuiab, um aterro sanitrio, com as devidas providncias para que os impactos causados pelos desejos fossem minimizados. O aterro sanitrio um local selecionado e previamente preparado com cobertura do solo que evita a contaminao do mesmo e, consequentemente, a contaminao dos lenis freticos, h tratamento do chorume, alm da captao e queima do gs liberado. H tambm uma cobertura diria posta sobre o lixo descarregado, utilizada para que no haja animais ou insetos transmissores de doenas. Esses aterros sanitrios so muito importantes tanto para a sade quanto para a conservao do meio ambiente e dos seres que nele vivem. Sem eles, a contaminao do solo certa e os recursos hdricos so ameaados. Aterro sanitrio Embora no tenhamos essa estrutura em nossa cidade, nosso papel conscientizar nossos alunos com relao ao impacto causado pela produo de lixo: sacolas, garrafas pet, latas, papis, isopor, recipientes de plsticos, etc. Roberson Calegaro Acompanhe as fotos pelo face. (clique aqui)