O homem n�o � apenas fazedor ou criador de hist�rias escritas, ele � principalmente criador da hist�ria da humanidade e do legado que a ci�ncia desvenda para comprovar fatos de sua exist�ncia, da participa��o social, hist�rica e econ�mica na vida deste planeta. Vivendo em Cuiab�, t�o pr�ximo de Jaciara, podemos desfrutar de um rico recorte da natureza que traz marcas e comprova��es de um per�odo antigo de vida no planeta. Levar os alunos para ler os locais, as pinturas rupestres, sentir emo��es, sensa��es � desfrutar de um momento �mpar na educa��o, no qual podemos transcender do legado dos livros e agu�ar a curiosidade para outras aprendizagens. Visualizar a mata, o cerrado, a �gua e a depreda��o nos remetem ao grande laborat�rio de aprendizagem que � o mundo e est� a nossa espera para ser visto conservado e preservado para outros que vir�o. O desejo dos elaboradores deste projeto � dar os primeiros passos para a descoberta do mundo de cada um e do mundo de todos. Objetivo Geral Oportunizar aos alunos das 5�. S�ries, uma aula de campo, para observar, investigar, analisar, coletar dados, construir textos, confrontar a poss�vel exist�ncia de civiliza��es hist�ricas e sensibiliz�-las em rela��o �s a��es predadoras da nossa civiliza��o. Objetivos Espec�ficos Hist�ria e Arte � Compreender a evolu��o humana a partir da observa��o dos f�sseis, das armas, dos utens�lios e outros vest�gios deixados pelo homem pr�-hist�rico; � Visualizar a arte pr�-hist�rica como ind�cio da arte m�gica de um homem que temia os fen�menos da natureza; � Identificar nos registros observados, os resqu�cios dos per�odos paleol�tico e neol�tico; � Perceber o material utilizado para representar a arte; � Formas Ci�ncias � Oportunizar aos alunos a comprova��o da teoria na pr�tica: � Observar os diferentes tipos de rochas, principalmente nas sedimentares, os seus aspectos: cores, forma e textura; � Observar os diferentes tipos de solo e sua import�ncia para a agricultura; � Observar os tipos de eros�o: e�lica, pluvial e fluvial. Especificando sua forma��o e suas conseq��ncias; � Observar os f�sseis encontrados ressaltando a import�ncia destes para o entendimento do processo evolutivo; � Reconhecer as conseq��ncias da destrui��o do ambiente pela a��o humana; � Conscientizar os alunos para uma postura de educa��o voltada para a preserva��o do ambiente; Geografia � Identificar os elementos do relevo e vegeta��o de Jaciara; � Relacionar a din�mica clim�tica com o relevo da regi�o; � Perceber as influ�ncias do homem sobre a �rea em estudo, tomando atitudes a respeito dos impactos causados na natureza; � Identificar na caverna os elementos que mostram a longevidade da vida; � Identificar coordenadas geogr�ficas do munic�pio; � Identificar cartograficamente o munic�pio de Jaciara;

Redes Sociais