AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR AO FINAL DO ANO LETIVO

A) A média final (MF) da disciplina será obtida de acordo com a seguinte fórmula:

MF= (1º BIM x 1 + 2º BIM x 2 + 3º BIM x 3 + 4º BIM x 4):

10 Será considerado aprovado o aluno que na disciplina, área de estudos e atividades obtiver média 6,0 (seis) ou superior e frequência igual ou superior a 75% dos dias letivos.

B)Recuperação

RECUPERAÇÃO (1º ao 5º ano)

O processo de recuperação destas séries é continuo e paralelo, sendo, portanto, realizado durante todo o período letivo.

RECUPERAÇÃO (6º ao 8º ano) Recuperação 6º ao 8º ano

a) O processo de recuperação se destina ao atendimento dos alunos com aproveitamento insuficiente no final de cada período escolar.

b) Será submetido ao estudo de recuperação o aluno com aproveitamento inferior a 6,0 (seis) em qualquer área/disciplina.

c) A recuperação dos bimestres é facultativa para os alunos com média igual ou superior a 6,0 (seis).

d) A nota da recuperação substituirá, quando superior no limite máximo de 6,0 (seis) a do bimestre que estiver inferior à média.

E média 8,0 (oito) no máximo, para alunos com média superior a 6,0(seis). Caso contrário, permanecerá a nota obtida anteriormente.

e) A recuperação final é obrigatória para os alunos com média anual inferior a 6,0 (seis) em um número máximo de até 04 (quatro) disciplinas. A nota para aprovação na recuperação final é 6,0 (seis), não levando-se em consideração a média da disciplina. A nota obtida na recuperação final substituirá, quando superior no limite máximo de 6,0 (seis) a média da disciplina.

f) O aluno que não obtém frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas ministradas da disciplina, no período destinado à recuperação final, conforme o caput deste artigo, não tem sua nota substituída conforme parágrafo segundo deste artigo.

g) Os estudos de recuperação serão ministrados pelos professores da turma, ano e disciplina ou por professores da escola devidamente habilitados, designados e orientados pela Coordenação Pedagógica.

h) O período destinado à recuperação no final de cada bimestre será estipulado no calendário escolar, disponibilizado aos alunos por meio do Manual de Pais e Alunos.

i) A carga horária da recuperação de cada bimestre será fixada pela Coordenação Pedagógica de acordo com o Calendário Escolar.

j) As aulas e avaliações da recuperação serão disponibilizadas para os alunos em comunicados específicos, conforme cronograma organizado pela Coordenação Pedagógica.

k) O período destinado às provas finais será estipulado no calendário escolar, disponibilizado aos alunos por meio do Manual de Pais e Alunos.