Cerca de 42 integrantes entre crianças e adultos da Reserva Indígena São Marcos, a 200 km de Barra do Garças em MT, visitaram o Colégio Master Junior no dia de hoje. A visita aconteceu com a parceria entre o grupo Teatral cena Onze e o Colégio Master Junior. Os visitantes foram recebidos de braços abertos pelos alunos do máster Junior e a convivência entre eles durante o dia foi muito interessante, uma grande troca cultural.

Os Indígenas apresentaram suas danças aos alunos do Master Junior. Durante a apresentação os alunos participaram da dança. Os xavantes são um grupo indígena que habita o leste do estado brasileiro do Mato Grosso, mais precisamente nas reservas indígenas de Areões, Marechal Rondon, Parabubure, Pimentel Barbosa, São Marcos, Áreas Indígenas Areões I, Areões II, Maraiwatsede, Sangradouro/Volta Grande, Terras Indígenas Chão Preto, Ubawawe, bem como o Noroeste de Goiás, nas Colônias Indígenas Carretão I e Carretão II.

Espalhados pela região da Serra do Roncador e do Vale do Araguaia, os Xavantes já dominaram grande parte da região Centro-Oeste brasileira. Originários de Goiás, migraram para o Mato Grosso no século XIX fugindo dos aldeamentos de colonização no interior do estado.

A migração durou alguns anos e, após atravessarem o Rio Araguaia, entraram em conflitos com os índios Karajá que ocupavam a região da Ilha do Bananal. Posteriormente, brigas internas causaram a divisão da etnia em várias aldeias, que se espalharam e povoaram o vale do Rio das Mortes, iniciando os primeiros contatos com o não-índio.

Redes Sociais