Alunos do 7º ano do Colégio Master júnior tiveram a oportunidade de ter um aprendizado sobre a natureza, equilíbrio ecológico e principalmente conhecer e aprender a respeitar a beleza do Pantanal mato-grossense. Este é o objetivo do Projeto Pantanal, que conta com a participação de professores das seguintes áreas: geografia, ciências, História e também matemática.

A aula começa com a observação da paisagem ao longo da estrada transpantaneira, construída na década de 1970, com toda a sua beleza e exuberância. Foi possível observar durante o percurso diferentes espécies de aves, mamíferos e répteis, além da beleza da vegetação pantaneira e a sua grande diversidade; cerrado, cerradinho, campo de cerrado, vegetação aquática e até vegetação xerófita.

Durante o percurso os professores vão mostrando em loco as características naturais da região que são trabalhadas em sala de aula, com abordagens de temas de geografia, história, socioculturais e ambientais levando em consideração as características das diferentes realidades, que são importantes para que o aluno tenha a compreensão crítica e reflexiva dos fenômenos naturais e das atividades que são realizadas na região como pecuária de corte e turismo.

Os alunos também participam de um passeio de barco pelas águas do rio Claro onde vivenciam a relação interativa e de respeito que os guias pantaneiros tem com os animais da região. Observam a vegetação ciliar e a importância dela para a preservação dos mananciais hídricos que mantém o equilíbrio deste ecossistema em perfeito equilíbrio e extremamente sensível.