Alunos do 6º ano A estiveram hoje pela manhã no Museu de Pré-história Dom Aquino.A visita foi acompanhada pelos professores Avalone (Geografia) e Fabi ( História).

 

O MUSEU

.

A Casa Dom Aquino, hoje Museu de Pré-História Casa Dom Aquino, é um Patrimônio Histórico do Estado de Mato Grosso. Foi construído pelo patriarca da família Murtinho em 1842, para ser sede da grande Fazenda Bela Vista. A casa em estilo colonial possui traçado arquitetônico em formato de “U” com 12 cômodos e fachada voltada para o rio Cuiabá, que se encontra a poucos metros de distância.

.

Essa característica de fachada de frente para o rio, marca um momento da história da cidade de Cuiabá do século XIX, quando a cidade dependia do rio tanto como fonte de pescado como forma de transporte. Hoje esta casa é a unica edificação do século XIX da cidade de Cuiabá que guarda essas características.

.

Esta residência é conhecida por alguns historiadores como a “Casa Predestinada, pois nela nasceram duas personalidades ilustres do Estado de Mato Grosso: Joaquim Duarte Murtinho e Dom Aquino Correa e atualmente abriga o Museu de Pré-história Casa Dom Aquino, que foi inaugurado no dia 7 de dezembro de 2006, através de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS).

.

O museu possui uma exposição permanente de Arqueologia e Paleontologia e uma reserva técnica. A exposição paleontológica apresenta fósseis de animais da região, organizados cronologicamente, representando a evolução biológica através das Eras geológicas. Fosseis como o do tatu (Pampatherium humboldti) e Preguiça gigante (Eremotherium Iaurillardi), dinossauros (saurópoda), e animais marinho do período que Chapada dos Guimarães foi mar.

.

A exposição arqueológica conta a nossa história através de artefatos produzidos pelo homem desde a Pré-história até os dias atuais. Fazem parte da exposição instrumentos do homem caçador-coletor e do homem ceramista, como: pontas de lança de pedra lascada, machadinhos de pedra polida e fragmentos de cerâmica. Encontram-se expostos também louças, cerâmicas neo-brasileira, moedas e outros objetos encontrados nos casarões de engenho de Mato Grosso.

.

Dos 12 cômodos da casa, quatro utilizados para as exposições permanentes e o restante é distribuído em salas para realização de oficinas, escritórios e acervos. Possui anexo com cozinha, banheiros e área coberta para a realização de oficinas. Ao redor da casa, tem uma área verde com arvores centenária, orquidário, viveiro de mudas silvestres.

.

Alem de ser um lugar cheio de história realiza uma extensa programação cultural com diversas atividades. São atividades socioculturais com escolas, universidades e instituições de inclusão social. Oficinas de cerâmicas, de materiais reciclados, mini-cursos de orquídeas e palestras sobre diversos temas como: preservação do Patrimônio e educação Ambiental em conformidade com o plano de ação do Instituto de Ecossistemas e Populações Tradicionais.

.

Redes Sociais