O OBJETIVO DESTE PROJETO É POSSIBILITAR A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA A PARTIR DAS RELAÇÕES SÓCIO-HISTÓRICAS-CULTURAIS QUE ELA VIVE, EM CASA NA FAMÍLIA E NA ESCOLA, POIS AS PESSOAS COM QUE CONVIVE SÃO OS MODELOS QUE ELA ELEGE PARA A SUA FORMAÇÃO. BUSCANDO TAMBÉM RESGATAR A CULTURA, AS DIFERENÇAS RACIAIS E AS BRINCADEIRAS DOS PAIS.

O GRUPO DO 1º ANO FOI CONVIDADO A REALIZAR ESSE PROJETO, USANDO TECIDOS, LÃ, FLOCOS DE ESPUMA, CONFECCIONANDO O CORPO DE UM BONECO NEGRO DE PANO PERMITINDO A ELAS CONSTRUIR NATURALMENTE AS  RELAÇÕES SOCIAIS E A VALORIZAÇÃO DO DIFERENTE. INICIALMENTE SEM NENHUM ADEREÇO, AO QUAL GANHOU UM NOME, ESCOLHIDO COLETIVAMENTE E POR VOTAÇÃO. O BONECO SERÁ ACOMPANHADO POR UM CADERNO DE ANOTAÇÕES INTITULADO “ALBUM DA TURMA”.

DECIDIMOS QUE ATRAVÉS DE SORTEIO ELA FARIA UMA VISITA NOS FINS DE SEMANA E NAS QUARTAS-FEIRAS À CASA DE CADA ALUNO(A) PARA CONHECER SUA ROTINA.

POR VOTAÇÃO, ESCOLHEMOS PARA O BONECO O NOME DE LUCAS, INICIALMENTE UM PERSONAGEM COM ACESSÓRIO (CADEIRA DE RODAS), QUE SEGUIRÁ SEU DESTINO À CASA DE CADA COLEGA DA SALA, CADA UMA COM UMA ROTINA MUITO DIFERENTE. A PARTIR DA ESTADA NA CASA DAS CRIANÇAS, O LUCAS PASSARÁ A GANHAR CARACTERÍSTICAS ACRESCENTADAS PELAS CRIANÇAS E POR SUAS FAMILIAS. ASSIM AOS POUCOS O BONECO SERÁ CONSTITUIDO COMO “PESSOA” INTEGRANTE DO NOSSO GRUPO.

TUDO ISSO COM CERTEZA SERÁ UM VERDADEIRO APRENDIZADO. BUSCANDO PROPORCIONAR UM MOMENTO NO QUAL COMPARTILHAR A BRINCADEIRA COM OS PAIS E AMIGOS AJUDARÃO A RESGATAR SENTIMENTOS DE PRAZER, AFETO, SOLIDARIEDADE E DEDICAÇÃO.

OS ADEREÇOS COMO ROUPAS, CALÇADOS, BRINQUEDOS. ADQUIRIDOS PELA BONECA A CADA VISITA SERÃO GUARDADOS. AO FINAL DESSE TRABALHO, PRESENTEAREMOS CRIANÇAS DE UMA CRECHE COM A AQUISIÇÃO DOS DONATIVOS QUE FORAM ADQUIRIDOS COM O PROJETO.

AGORA VOCÊ ESTÁ CONVIDADO A EMBARCAR NESTE MUNDO MÁGICO JUNTAMENTE COM O LUCAS

ESTAREI VISITANDO TODAS AS FAMÍLIAS DO 1º ANO, PARA CONHECER E PARTICIPAR UM POUQUINHO DA SUA ROTINA FAMILIAR. LEVAREI JUNTO COMIGO O ÁLBUM DA TURMA, POIS NELE HÁ UMA TAREFA IMPORTANTE, ONDE PRECISO PARTICIPAR DE TUDO O QUE A FAMÍLIA FAZ: PASSEAR, FAZER COMPRAS, BRINCAR, IR PARA A MESA ENFIM É UM AMIGO QUE VISITA A CASA.

AO FINAL DA VISITA OS PAIS PRODUZEM UM TEXTO SOBRE A ROTINA FAMILIAR, QUANTAS PESSOAS MORAM NA CASA, QUEM SÃO, O PASSEIO PREFERIDO, O QUE COSTUMAM FAZER NOS FINS DE SEMANA, OS ADEREÇOS QUE GANHEI E DEPOIS COLE NO ESPAÇO AO LADO UMA FOTO MINHA COM A SUA FAMÍLIA E COMENTE SOBRE O QUE SENTIRAM COM A MINHA VISITA EM SUA CASA. NA SEGUNDA-FEIRA OU QUARTA-FEIRA, PRECISO VOLTAR JUNTAMENTE COM O ÁLBUM DA TURMA PARA A SALA DE AULA E A CRIANÇA SORTEADA CONTARÁ TUDO PARA A TURMA, TRABALHANDO ASSIM O RESPEITO, PRECONCEITO, AS DIFERENÇAS, COMPANHEIRISMO, AMIZADE E DESENVOLVENDO CUIDADOS COM O OUTRO.