Para que a educação seja plena, é essencial pensar no todo. Em um segmento decisivo como o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, é preciso considerar a formação em cada uma das etapas, para que não fiquem lacunas nos segmentos seguintes. Por isso, essa etapa tem como objetivo central o desenvolvimento integral da criança no seu aspecto físico, intelectual e psicológico, bem como no aspecto social.

Dessa forma, acreditamos que os pilares do Fundamental Anos Iniciais, que regem a confecção de todo o nosso material, devem ser cinco: capacidade de leitura e escrita, fluência em raciocínio analítico, apreensão de capital cultural, construção da autonomia e desenvolvimento da socialização. Afinal, uma educação que visa a uma formação completa precisa contemplar aspectos acadêmicos e socioemocionais.

Considerando a pouca vivência de indivíduos nessa faixa etária, a contextualização se faz de forma diferente daquela amplamente trabalhada a partir do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Há a criação de personagens que possuem diferentes personalidades e que vão crescendo e se desenvolvendo de forma paralela ao crescimento dos alunos. Os personagens da “Turma da Eleva” permeiam todas as séries e crescem com os alunos do 1º ao 5º Ano em situações similares às vivenciadas por eles.

Além disso, cada tópico escolhido, dentro de cada disciplina, também procura estabelecer essa conexão. Em Língua Portuguesa, por exemplo, a escolha dos gêneros textuais que vão direcionar o ensino da língua é determinada pelo contato das crianças com esses em seu cotidiano.

O material didático da Eleva valoriza o trabalho educativo em cada disciplina, promove a interdisciplinaridade e a inter-relação dos conteúdos com o cotidiano escolar para o desenvolvimento do pensamento crítico e o exercício da cidadania.