OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO COLÉGIO MASTER/2015 - 9º Ano do ensino fundamental,1ª , 2ª e 3ª  Séries do Ensino Médio.

1.INTRODUÇÃO

A maioria dos estudos e pesquisas realizadas na área de Educação Matemática parte do pressuposto de que esta disciplina é efetivamente central na formação dos indivíduos e sua inserção social. Nesse sentido, um insucesso em Matemática significaria um fracasso não apenas na vida escolar, mas na própria condição de cidadão desses indivíduos.

A implantação da 1ª Olimpíada de Matemática do Colégio Master é uma competição que consiste na resolução de problemas matemáticos, dirigida aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. As questões escolhidas são baseadas nos conteúdos abordados no ENEM.

2.MEDODOLOGIA

A Olimpíada será desenvolvida com a participação de alunos e professores. Ela será aplicada em quatro etapas. Para cada etapa será estipulado os conteúdos correspondentes. Cada etapa constará de uma lista de 100 exercícios de múltipla escolha elaborados pela equipe de Matemática do Colégio Master. As questões serão resolvidas por grupos de no mínimo 3 e máximo 5 alunos da mesma sala. Ao final de cada etapa os alunos serão avaliados individualmente em uma prova de múltipla escolha com 50 questões e o grupo com uma prova discursiva de 20 questões.

Cada questão de múltipla escolha ou discursiva terá o valor de 1 ponto. Ao final de cada etapa e no final da Olimpíada será feito um ranking com a pontuação individual e de cada grupo com a divulgação dos 100 primeiros colocados individualmente ( TOP100) e os 10 primeiros grupos ( TOP10 ). A duração da prova individual e da prova em grupo é de 2 h.

3.PREMIAÇÃO

3.1- Certificado de participação para os alunos TOP 100 e TOP 10 ao final de cada etapa.

3.2- Camiseta da Olimpíada para os 10 primeiros alunos do TOP 100 e três primeiros grupos TOP 10 que poderão ser usadas como uniforme da escola.

3.3- Premiação para os 10 primeiros alunos do TOP 100 e dos três primeiros grupos TOP 10 ao final da Olimpíada.

4. DATAS DAS AVALIAÇÕES :

1º Bimestre – 14 de Março

2º Bimestre – 10 de Maio

3º bimestre – 16 de Agosto

4º bimestre – 07 de Outubro

5.CRONOGRAMA DA 1ª ETAPA

Etapa 1: Matemática básica 1  (10 questões de cada tópico)

Numeração decimal;

Expressões numéricas;

Frações;

Divisibilidade,

MDC E MMC;

Radicais;

Potenciação;

Notação cientifica;

Produtos notáveis;

Fatoração.

Etapa 2: Matemática básica 2 20 questões de cada tópico

Razões e proporções;

Relações de dependência entre grandezas;

Regra de três simples e composta;

Sistemas de equações.;

Equações, inequações e Expressões algébricas.

Etapa 3: Geometria e trigonometria 10 questões de cada tópico

Ângulos;

Triângulos;

Congruência e semelhança de triângulos;

Teorema de Tales;

Circunferências;

Simetrias de figuras planas ou espaciais

Comprimentos, Áreas e Volumes;

Relações métricas nos triângulos;

Trigonometria do ângulo agudo;

Trigonometria triângulo qualquer.

Etapa 4: álgebra, combinatória e estatística 10 questões de cada tópico

Medidas de tendência central (média, moda e mediana);

Princípios de contagem;

Noções de probabilidade;

Grandezas, unidades de medida e escalas;

Porcentagem, aumentos e descontos;

Juros simples e composto;

Matemática financeira;

Gráficos e funções;

Funções algébricas do 1.º grau;

Funções algébricas do 2.º grau.

Aulas para Mastermática:

1ª, 2ª séries Integrais no horário de Matemática básica na grade horária