1ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO COLÉGIO MASTER/2015 - 9º Ano do ensino fundamental,1ª e 2ª Séries do Ensino Médio.

- Participação somente dos alunos master inscritos antecipadamente.

- Provas individuais dia 25 de abril às 07h10 e as provas em grupo as 09h30.

- Para realização das provas em grupos temos como pré-requisito a realização das prova individuais.

1.INTRODUÇÃO

A maioria dos estudos e pesquisas realizadas na área de Educação Matemática parte do pressuposto de que esta disciplina é efetivamente central na formação dos indivíduos e sua inserção social. Nesse sentido, um insucesso em Matemática significaria um fracasso não apenas na vida escolar, mas na própria condição de cidadão desses indivíduos. A implantação da 1ª Olimpíada de Matemática do Colégio Master é uma competição que consiste na resolução de problemas matemáticos, dirigida aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. As questões escolhidas são baseadas nos conteúdos abordados no ENEM.

2.MEDODOLOGIA

A Olimpíada será desenvolvida com a participação de alunos e professores. Ela será aplicada em quatro etapas. Para cada etapa será estipulado os conteúdos correspondentes. Cada etapa constará de uma lista de 100 exercícios de múltipla escolha elaborados pela equipe de Matemática do Colégio Master. As questões serão resolvidas por grupos de no mínimo 3 e máximo 5 alunos da mesma sala. Ao final de cada etapa os alunos serão avaliados individualmente em uma prova de múltipla escolha com 50 questões e o grupo com uma prova discursiva de 20 questões. Cada questão de múltipla escolha ou discursiva terá o valor de 1 ponto. Ao final de cada etapa e no final da Olimpíada será feito um ranking com a pontuação individual e de cada grupo com a divulgação dos 100 primeiros colocados individualmente ( TOP100) e os 10 primeiros grupos ( TOP10 ). A duração da prova individual e da prova em grupo é de 2 h.

3.PREMIAÇÃO

3.1- Certificado de participação para os alunos TOP 100 e TOP 10 ao final de cada etapa.

3.2- Camiseta da Olimpíada para os 10 primeiros alunos do TOP 100 e três primeiros grupos TOP 10 que poderão ser usadas como uniforme da escola.

3.3- Premiação para os 10 primeiros alunos do TOP 100 e dos três primeiros grupos TOP 10 ao final da Olimpíada.

4.CRONOGRAMA DA 1ª ETAPA

09 de março – prazo máximo para inscrição dos grupos

16 de março – entrega da 1ª lista

25 de abril – Avaliação Individual e em Grupo

08 de maio – Divulgação do resultado da 1ª Etapa.

5.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA 1ª ETAPA

Radicais;Potenciação;Notação cientifica;Produtos notáveis;Numeração decimal;Expressões numéricas;Frações;Divisibilidade,MDC E MMC;Fatoração;