LÂMPADA DE LAVA

A lava de um vulcão é pastosa, parece uma lama, é laranja e muito quente! Quando as placas abaixo da terra se movimentam, o vulcão entra em erupção, ou seja, coloca para fora toda a lava que tem dentro dele. Essa lava vem das camadas mais profundas do nosso planeta e, conforme se espalha, ela endurece formando rochas. Hoje em dia, temos aproximadamente 1500 vulcões ativos e muitos deles são responsáveis por formar as ilhas que temos pelo mundo. Mas como vamos representar isso sem fogo? Confira abaixo:

Os materiais necessários são: garrafa PET transparente, duas pastilhas efervescentes, corante e óleo.

E para executar, siga os passos indicados: Adicione óleo até quase metade da garrafa; Em seguida, acrescente água para completar a outra metade, deixando uns 4 ou 5 dedos até o bico da garrafa; Adicione algumas gotas de corante; Ligue a lanterna do celular e posicione embaixo da garrafa; Apague a luz, coloque as pastilhas dentro da garrafa e veja o que acontece!

Como isso aconteceu? Mesmo colocando a água após o óleo, ela ficou por baixo por conta de sua maior densidade, lembrando que densidade é o que mede o quão leve uma substância é em relação à outra. Por isso, o óleo ficou flutuando sobre a água, por ser menos denso. Depois, ao colocarmos a pastilha em contato com a água, tivemos o efeito de efervescência, ou seja, houve a liberação de gás carbônico no meio da água, um gás muito leve que tenta sair da garrafa em formato de bolha.

É muito legal aprender se divertindo e entendendo o porquê das coisas, não é mesmo?! Esperamos que tenha gostado!
@teceducacacao⠀

#Master #IssoéTEC #QuemÉMasterNãoPara #Colégio #Matogrosso⠀
#Dicas #Master para uma #Rotina #Saudável de #Estudos #FicaEmCasa #COVID19 #Colégio #Educação

 

Escrito por:
Colégio Master


Posts relacionados: