INCENTIVAR O HÁBITO DE LEITURA

Quer incentivar o hábito da leitura em seus filhos? Saiba como!

Por meio de suas histórias, os livros fazem com que crianças e adolescentes mergulhem em um novo mundo, adquiram novos conhecimentos, conheçam novas culturas e explorem a imaginação.

A leitura é uma atividade que além de formar pessoas mais críticas, ajuda a desenvolver o raciocínio, amplia o vocabulário, estimula a criatividade e melhora o desempenho nas disciplinas escolares.

Trazer os livros para o ambiente familiar é o ponto de partida para os pais que estão tentando descobrir como incentivar a leitura no dia a dia de seus filhos. Confira dicas de como concretizar esse desejo:

Mostre que ler é divertido: assim como um jogo ou uma brincadeira, ler um livro também pode ser divertido! Aposte em maneiras lúdicas de apresentar histórias para crianças. Usar fantoches, instrumentos, fantasias e encenar personagens são ótimas ideias para incentivar a criança a entrar na brincadeira;

Seja o exemplo: crianças e adolescentes tendem a reproduzir comportamentos, hábitos e atitudes dos pais. Portanto, lembre-se de que ler na frente deles é fundamental, assim, eles passam a se familiarizar com a atividade. Que tal tirar um momento no fim de semana para ler em família e, depois, debater sobre as histórias?

Tenha livros em casa em um local acessível: educação é um investimento e os livros fazem parte dele. Ter um cantinho, uma prateleira ou um baú para colocar os livros é importante. Acima de tudo, eles precisam estar acessíveis para que seu filho possa alcançar facilmente, sentindo-se à vontade para ler a hora que quiser. Criar um cantinho da leitura pode ser uma boa ideia!;

Leia para o seu filho: tanto a criança quanto os adultos podem se divertir bastante nesses momentos! Essas experiências colaboram para o fortalecimento de vínculos afetivos entre os pais, os filhos e os livros. O melhor é deixar a atividade para os dias mais tranquilos, afinal, a leitura provavelmente não será tão prazerosa se for feita com pressa, quando você e seu filho estão cansados;

Apresente o mundo dos livros: visitar bibliotecas, livrarias e feiras do livro é uma ótima forma de incentivar a leitura! Por isso, acompanhe a programação ligada à literatura na sua cidade. Ainda, participar de encontros com os autores preferidos do seu filho pode ser uma experiência inesquecível!

 

Esperamos que usufrua dessas dicas e desejamos boas leituras!

 

 

Escrito por:
Colégio Master


Posts relacionados: