Saúde mental em tempos de isolamento + LIV

Entendemos que mudanças podem trazer ansiedade, principalmente aquelas que não foram previstas, como a que vivemos atualmente. É um momento de muita reflexão e até mesmo de dificuldade com relação não só ao presente, mas também ao futuro, e todos acabam sofrendo um pouco com esses impactos.

A política de isolamento social trouxe uma necessária adaptação de nossas rotinas. Ainda que com a forte presença da tecnologia em nossas vidas, por vezes, sentimos falta de estar com toda a família, com os amigos do dia a dia e muito mais. 

Sentir falta desses bons momentos compartilhados é normal! O que precisamos, nesses casos, é aprender a administrar e a lidar da melhor maneira com esses sentimentos para não sobrecarregar o nosso emocional.

 

Quer entender mais sobre sentimentos? Assista o vídeo do escritor e palestrante Marcos Piangers!

 

 

Por isso, trouxemos cinco ações exclusivas do Laboratório Inteligência de Vida que podem ajudar nessa missão:

 

1.  Crie um novo significado: A frustração pode nos levar à reclamação, o que prejudica ainda mais nosso emocional, por isso, ao se sentir irritado por não poder sair, por exemplo, pense na importância do isolamento nesse momento. Quando aprendemos a ver o lado positivo das coisas, fica mais fácil lidar com elas! 

 

2.   Não se isole emocionalmente:  O distanciamento físico precisa ser estimulado, mas não o virtual. Faça videochamadas com os amigos e familiares que não vivem com você, assim os laços continuam estreitos e vocês podem se ajudar compartilhando experiências. Vá além das redes sociais!

 

3.  (Re)Descubra: Este pode ser o momento de praticar novas atividades, como jogos de tabuleiro, brincadeiras ou até mesmo explorar um dom que você não tinha tempo de estimular, como pintura ou música. 

 

4.  Autocuidado – Mantenha hábitos alimentares saudáveis, exercícios físicos em dia e se divirta! Essas atitudes, acompanhadas de banhos de sol diários, vão fazer muito bem à sua saúde mental. 

 

5.  Planeje: Agora pode ser a hora de fazer aquela lista de coisas que deseja fazer um dia. Planejamentos sobre uma próxima possível viagem e sobre restaurantes que deseja conhecer ao fim do isolamento são boas opções. Além disso, monte um cronograma para a sua própria rotina. Isso pode ajudar na sua visão sobre o futuro e na perspectiva de dias melhores, pois eles virão!

 

Esperamos que faça bom proveito das dicas e que você e sua família estejam bem!

Acompanhe as nossas próximas comunicações 🙂 

 

Um abraço Virtual, 

Master

 

Escrito por:
Colégio Master


Posts relacionados: